terça-feira, 30 de outubro de 2012

Cuidados para as mãos.


É muito comum ver as mulheres cuidando do rosto e de partes específicas do corpo, como as pernas, por exemplo, e esquecerem outras também importantes, como as mãos. Na verdade, os dermatologistas dizem que quando os pacientes chegam ao consultório para entender por que as mãos envelheceram “de uma hora para outra”, segundo eles, a prevenção já se torna inviável e o tratamento pode custar caro.

Com o passar dos anos, as mãos sofrem com a perda da elasticidade e o resultado é o aparecimento de rugas, a redução da espessura da pele e a presença de manchinhas, muitas vezes provocadas pelo abuso do sol. 

Mas não é só isso. A utilização de detergente e o frequente uso de sabonetes impróprios também afetam a aparência das mãos. 

A dermatologista Shirlei Borelli, membro Fundadora das Sociedades Brasileira de Laser em Cirurgia e Medicina, pontuou aspectos importantes para evitar o envelhecimento precoce da pele das mãos. 

1- Proteção solar 
De acordo com Shirlei, o principal fator desse envelhecimento é o sol, que modifica as fibras colágenas e elásticas e muda a pigmentação, muitas vezes manchando e até alterando o DNA da célula. 

A médica recomenda o uso de filtro solar diário de FPS 33 e de altos filtros (FPS 60-90) quando há exposição intensa ao sol. 

2- Hidratação 
Além disso, hidratar as mãos diariamente e manter a higiene das unhas são atitudes essenciais para manter a beleza das mãos. Shirlei indica os hidratantes com ácido hialurônico. 

3- Evitar o contato com detergente
De acordo com a dermatologista, quem tem o costume de lavar a louça deve proteger as mãos do detergente com luvas de borracha aflaneladas internamente. Shirlei diz que isso evita alergias e o ressecamento das mãos.

4- Sabonete adequado 
Para a dermatologista Ursula Metelmann, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a melhor versão de sabonete para a pele do corpo, da mão e do rosto é a líquida, que é menos abrasiva e com grande poder de hidratação. 

- Ao contrário do que muita gente pensa, o sabonete de glicerina não é ideal para a pele e pode deixá-la ressecada. 

Agora você já sabe: do lado da pia do banheiro, conte com um bom sabonete líquido!

Fonte: R7.com


=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário