domingo, 5 de julho de 2015

Mulher, para refletir

  Quando comecei a pensar em sucesso, imaginava, assim como muitas pessoas, que chegar ao ápice era conseguir tudo o que eu queria profissionalmente e assim parti rumo ao que acreditava ser o topo, agarrando todas as oportunidades que apareciam e trabalhando enlouquecidamente para chegar a esse lugar que acreditava ser restrito somente a poucas merecedoras. Mas, para minha surpresa, eu estava enganada.
Muitas mulheres têm a ambição de chegar ao topo, mas será que realmente sabem o que é o topo? Ou melhor dizendo: Você já fez uma análise realista sobre o que seria esse tal topo de que todo mundo fala?

  Tenho um grande amigo que certa vez me disse: “Cuidado com o que você deseja, pois pode virar realidade”. E ele estava certo!
Quando se busca algo que nem você sabe direito o que é, pode acabar desejando e conseguindo coisas que depois se transformam em grandes problemas ou obrigações, transformando-se em fardos e te deixando infeliz.

  Os conselhos a seguir não foram tirados de livros, mas da experiência de reuniões, negociações e contato com pessoas. É provável que você já tenha passado por alguma situação semelhante em sua vida. Por isso é preciso estar atenta. Muitas vezes procuramos algo fora, quando na verdade podemos encontrar dentro de nós tudo aquilo de que precisamos, inclusive sua verdadeira realização profissional.
Sua medida é você quem faz, jamais permita que alguém delimite o tamanho do seu sucesso.

Defina o que é sucesso (topo) para você – nem sempre o que dizem por aí é verdade. Construa a sua própria definição de sucesso e não deixe que outras verdades te influenciem. Cada um sabe de si, cada pessoa tem o seu caminho a seguir, portanto não seria justo consigo mesma querer trilhar uma estrada que não é sua.

Saiba dizer não, mas acima de tudo aprenda a identificar o tipo de não que a situação necessita– Você provavelmente já deve ter ouvido que é preciso saber dizer não um milhão de vezes, mas será que você já ouviu falar em “tipos de não?”. Existem basicamente três tipos de não: O não que o mundo te dá, sejam ele em forma de oportunidade ou pessoas, o não que você dá ao mundo, seja para pessoas ou oportunidades, e por fim e talvez o mais enigmático, o não que você dá a si mesma. O não que o mundo nos dá, estamos acostumadas e sabemos exatamente a sensação de recebe-lo e como você sabe, a sensação normalmente não é boa, mas neste caso, cabe aceitar o não e isso não significa se resignar, mas seguir em frente com uma nova estratégia, mudando a rota e ajustando o GPS se for preciso. O não que damos ao mundo, pode ser um pouco mais complicado pois tendemos a agradar e mostrar nosso valor, temos este espírito de competitividade por isso em muitas situações dizemos sim, quando na verdade queremos dizer não. Já o não dado a si mesma, implica em uma questão mais complexa. Dizemos não a nós mesmas em muitos casos, é aquele doce que deixamos de comer, aquele prazer que insistimos em nos privar e tantas outras coisas que não nos permitem desfrutar mais do que nos faz bem. No entanto, existe um outro lado desse não que está relacionado ao Ego e é justamente esse outro lado que o não nem sempre é aceito. Essa busca desenfreada em produzir, fazer e até as vezes comprar compulsivamente é regida pelo Ego. E quando não sabemos dizer não para este ego, não permitimos que a essência se fortaleça. É por ego que produzimos sem se importar com a saúde, é por ego que competimos e que fazemos coisas que vão contra a essência daquilo que somos. Lembre-se: Ego é vitrine para os outros, essência é aquilo que você realmente é, por isso estar em paz consigo mesma é fazer valer a essência e não o ego.

Aprenda a diferenciar franqueza de sinceridade – Você pode ser uma pessoa sincera sem ser franca. Franqueza significa abrir-se demais, baixar a guarda e contar coisas suas que possam te comprometer futuramente, ao passo que sinceridade é contar a verdade, por isso é importante ter cuidado ao ser franco com qualquer pessoa pois a quem você confidencia os seus segredos, torna-se senhor do seu destino, seja verdadeira, mas não saia contando sua vida para qualquer pessoa, guarde seu tesouro para quem realmente merece.

Tenha uma estratégia bem definida - Estratégia é uma maneira de pensar e decidir o futuro, com base em processos estruturados conquistando os resultados que você deseja, mas para que isso aconteça é preciso que você entenda que não existe fórmula para o sucesso e sim estrutura, mas qual seria a diferença? Quando falamos em fórmula, pensamos em algo pronto, tal como uma receita de bolo, algo passo a passo para chegar em um resultado, já a estrutura é algo construído com conhecimento e criatividade, baseados nos objetivos que você quer atingir. A qualidade dos seus resultados é proporcional ao seus esforços e se você seguir sempre uma fórmula, terá sempre o mesmo resultado. É preciso saber que toda estratégia começa com um plano e logo em seguida uma estrutura, a estratégia militar por exemplo, tem a sua estrutura que é de conquistar o terreno e mantê-lo após conquistado do mesmo jeito, quando pensamos em estratégia, devemos tomar a estratégia militar como referência, onde ao traçarmos uma meta, ou desenvolvermos um plano para atingir determinado resultado, não se deve só pensar em “como chegar lá” mas sim em como manter este resultado para então avançar em busca de resultados ainda maiores.

Acredite em você - Para conseguir os resultados que deseja o primeiro passo é acreditar em si mesma. Ninguém vai acreditar em você se você mesma não acreditar. Ninguém vai te escolher se você mesma não “se escolher” e ninguém vai acreditar em seus argumentos se você não acreditar. É preciso que antes de qualquer pessoa, você acredite naquilo que fala e ame aquilo que defende. Falar o que não acredita e fazer o que não ama é uma forma de se enfraquecer, ao passo que encontrar nas palavras também os seus valores é uma maneira de fortalecimento. Já dizia Frida Khalo: “Onde não puder amar, não te demores” Acredite nas pessoas - Madeleine Albright disse um dia: “Existe um lugar especial no inferno para mulheres que não ajudam outras mulheres”. Acreditar em alguém, não é feito somente em forma de palavras, mas também em atitudes, ensinando, mostrando o caminho, dando autonomia, ajudando. Saiba que a vida é um eco e que tudo o que faz pelos outros volta para você, quando você ajuda pessoas, outras pessoas também ajudam você.

Trabalhe com processos bem definidos - É importante que você trabalhe também com processos bem definidos pois, isto te dá a segurança para ousar. Quanto mais definido são os seus processos, mais credibilidade terá o seu trabalho e isto também interfere diretamente em sua equipe, permitindo o crescimento e expansão profissional das pessoas envolvidas. Estes processos porém devem ser simples e de fácil entendimento não somente para você, mas também para outras pessoas, neste caso vale lembrar que menos é mais. Definir bem seus procedimentos, também são uma forma de afastar o medo pois, como seres humanos também temos nossos medos profissionais. Medo de errar, medo de não ser boa o suficiente, medo de fracassar, e nos mulheres temos ainda outros medos como o medo de ser valorizada pela aparência e não pela competência, medo de ser taxada como megera ou bruxa, ou ainda boazinha demais e por fim a tal síndrome da impostora que é aquela sensação de que você não é tudo aquilo que dizem e uma hora vai ser descoberta.

Comporte-se como uma vencedora – O que você diz a si mesma e a maneira como se comporta são duas coisas fundamentais para o seu sucesso, se você andar arcada, com o tempo assumirá essa postura, do mesmo jeito é o seu comportamento, se você se comporta como uma vencedora, também assumirá essa postura com o passar do tempo. Se comportar como uma vencedora não quer dizer que tudo sempre esteja as mil maravilhas, mas é olhar o mundo com otimismo realista de que você pode fazer algo a respeito com o que te acontece, se comportar como uma vencedora é também saber que você tem escolha sobre como vai se sentir diante de uma situação e isto só depende de você e mais ninguém.

Esteja preparada – Existe uma sutil diferença comportamental entre estar preparada e estar pronta, apesar de as duas palavras gramaticalmente ter o mesmo significado, quando se fala em comportamento, diferencio ambas da seguinte maneira: estar preparada é aquela vontade de fazer acontecer, de encarar os desafios, de buscar conhecimento para que as coisas fluam. Ao passo que estar pronta é uma cilada, pois te leva a falsa ilusão de que você sempre precisa de algo a mais para poder dar conta do desafio e então acaba perdendo oportunidades por acreditar não ter a competência necessária. Estar preparada, tem a ver com coragem em aceitar desafios e estar pronta neste caso, tem a ver com perfeccionismo e medo do futuro.

Não saia antes de sair - Um conselho muito válido de Sheryl Sandberg em seu livro Faça Acontecer é: Não saia antes de sair! Algo que acontece muito com as mulheres e tem muito a ver com ansiedade e medo do que os outros vão pensar. Se você não atinge determinado objetivo, sai antes de sair, se algo começa a não dar certo, sai antes de sair, se é preciso mudar a rota, você sai antes de sair. Não se pode antecipar o futuro, ainda não temos este poder a ponto de prever o que vai acontecer. “sair antes de sair” te impede de seguir em frente e compromete sua estratégia afetando consideravelmente sua liderança, por isso fique atenta.

Não existe idade certa para ser uma inspiração - Na certa você tem alguém em quem se inspira, o que nela te encanta? É possível que aquilo que você vê nesta pessoa, também esteja em você, isto é o que chamamos de projeção. Então, por que não usar isso para também inspirar outras pessoas? Nunca pense que é cedo ou tarde demais para ser uma inspiração, você faz a sua hora e também a sua história.
Talvez você também possa ter outros conselhos a dar, neste momento é importante ter compaixão para com outras mulheres por isso, passe esta lição adiante, afinal o mundo precisa de mulheres inspiradoras e porque não ser você também uma delas? 
Existe mais algum outro conselho que você acredita que as mulheres precisam saber para chegar ao topo? Deixe sua contribuição nos comentários.

Autor (a) desconhecido (a)


     Beijinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário