Viajar é sempre bom não é?
Além de você conhecer pessoas e culturas diferentes é sempre bom respirar um ar diferente do que estamos habituadas.
As comidas então... huuum. Cada uma mais exótica que a outra e outras até conhecemos mas cada lugarzinho tem seu tempero especial.
O site mdemulher postou uma matéria muito legal e que achei importante compartilhar com vocês.
Para cada mês do ano vocês tem várias opções dos lugares mais quentes de 2013. Confira!
* Janeiro - Vá pra Índia
Um dos melhores meses para conhecer o país, já que no inverno as temperaturas são mais amenas e você não corre o risco de pegar as chuvas de monções. A Índia é um país de grandes viagens, inclusive de carro, uma modalidade cada vez mais procurada pelos viajantes. Entre as grandes experiências está explorar os arredores do lago Mansarovar, na fronteira com o Nepal, partindo da cidade de Jaipur, e descer o Ganges num barco ao entardecer. Com sorte, dá para pegar uma das aparições públicas do Dalai-Lama. As cidades de Goa e Déli são as grandes vedetes indianas, cosmopolitas e agitadas, inclusive à noite. Goa ainda tem praias disputadas e importantes festivais de música ao longo do ano. A cidade de Hyderabad também anda ganhando a atenção dos descolados: em sua parte antiga, o palácio Falaknuma foi totalmente restaurado e aberto como um hotel de sete estrelas pelo grupo Taj.
* Fevereiro - Vá para Sri Lanka
Depois de enfrentar décadas de guerras civis e o tsunami de 2004, o Sri Lanka investe forte no turismo e o destino é uma opção cada vez mais bem estruturada para quem busca o exotismo asiático. Essa ilhota no oceano Índico, com belas praias e hotéis pé na areia, ainda cativa pela simpatia genuína de seu povo e pelos preços bem baixos de seus serviços. Relaxar nas termas da cidade de Keerimalai, surfar na praia de Unavatuna e mergulhar para ver de perto os corais da praia de Kakudah são grandes pedidas, assim como ver golfinhos e baleias em Kerinda. Os passeios de elefante são uma aventura na medida certa entre as visitas aos muitos templos e mesquistas espalhados pelo país. E não dá para deixar o Sri Lanka sem ver também o Buda gigante da cidade de Aukana e conferir como os antigos rituais nacionais ainda são vivenciados à risca em Kandy, uma pitoresca cidade fortificada.
* Março - Vá para Portugal
* Abril - Vá para Madagascar
O exotismo da África litorânea, de praias espetaculares e ainda com o jeitinho de desertas, está todo ali. Resorts exclusivíssimos abriram suas portas à beira-mar na península Anjajavy, como o charmoso Relais & Chateaux Anjajavy L'Hôtel. Além das areias douradas banhadas pelo oceano Índico, Madagascar também oferece muita aventura: safáris para ver de perto sua porção selvagem (sobretudo no Parque Nacional Montagne d'Amber), cadeias montanhosas repletas de vulcões, perfeitas para bons trekkings, canoagem por seus movimentados rios e banhos nos gêiseres e nas cachoeiras dos arredores de Ampety. A quarta maior ilha do mundo tem um lado todo french na charmosa capital, Antananarivo, a maior cidade do país e centro administrativo da ilha - bastante industrializada e sede da universidade nacional, tem bons restaurantes e vida noturna animada.
* Maio - Vá para Namíbia
São nada menos que dez parques nacionais espalhados pelo território da Namíbia, além das belas praias banhadas pelo oceano Atlântico e de seu impressionante deserto, cuja paisagem é frequentemente comparada à superfície lunar - escalar a mítica Duna 7 e fazer um off-road por suas crateras é um must do. O mais famoso deles é o Parque Nacional Etosha, perfeito para safáris, mas a aventura também acontece em Fish River, onde fica o segundo maior cânion do mundo. Fugir até a cidade portuária de Walvis Bay para um passeio de barco é garantia de ver pelicanos e focas aos montes. Seu céu, considerado um dos mais limpos do mundo, é perfeito para observações astronômicas à noite. Mas talvez a maior surpresa da Namíbia seja a herança alemã em Swakopmund, a cidade de casinhas multicoloridas, bela infra, restaurantes e lindas praias - não é à toa que o casal Pitt-Jolie tem uma casa ali.
* Junho - Vá para Islândica
O destino mais isolado da Europa é também um dos mais remotos do mundo. Exótico e atraente como poucos, o país tem, entre seus muitos vulcões, de nomes absolutamente impronunciáveis, aquele descrito por Julio Verne como o caminho para o centro da Terra. O destino top da atualidade para o turismo de aventura tem uma infinidade de fiordes, lagos e gêiseres à disposição - dos banhos quentes da cidade de Geysir aos passeios de snowmobile na gigantesca geleira de Skaftafell, a Islândia tem de tudo. Em junho, o Sol se põe só lá pela meia-noite e nasce três horas depois - daí a graça da curta noite de Reykjavik, que é considerada uma das mais animadas do continente europeu. A cidade transpira música e até parece que todos os jovens locais tocam em alguma banda, já que há um bar com som ao vivo atrás do outro. Ainda que seja verão, a temperatura não passa muito de 10C e venta bastante.
* Julho - Vá para São Francisco
Depois de ser referência dos descolados nos anos 1970, a cidade torna-se novamente a namoradinha da América, oferecendo opções estilosas de hospedagem e alta gastronomia e tornando-se a nova meca de consumo (inclusive com marcas locais, como a queridinha Benefit). E ela ainda vem com o adicional de estar em plena costa californiana, banhada pelo oceano Pacífico. Famosa por suas colinas e pelos ventos, a cidade anda mais liberal do que nunca, atraindo gente de todos os credos, orientações sexuais e nacionalidades para ruas, museus e malls cheios de bossa. E ninguém parece estar nem aí para a lenda do grande terremoto que um dia pode assolar a cidade. Depois de se consolidar também como destino de business, com conferências e congressos, este ano São Francisco ganha agora os olhares do mundo esportivo sediando a Copa América em setembro - que não é o melhor mês para visitá-la, já que estará lotada.
* Agosto - Vá para Bolívia
* Setembro - Vá para China
Não é preciso ser vidente para saber que, em vários sentidos, este é o ano da China. E isso vale também para o turismo: da grande muralha aos tours em bike por Xian, o país é inesquecível para quem o visita - e ainda tem os encantos da cidade de Hangzhou e as casas de chá de Sichuan, entre várias outras atrações, espalhadas por seu vasto território. Mas 2013 é também o ano de Beijing, sua capital mais antiga Pequim deixa de lado sua sisudez e se consolida como destino de compras de alto nível, abrindo as portas de mega-stores das maiores marcas e novos hotéis de luxo. Toda a cidade ainda se beneficia das melhorias pós-Olimpíada (como a sinalização em inglês) e segue sendo o centro cultural do país. Além disso, escapar de Beijing para Xangai ficou fácil, com o novo trem de alta velocidade, que faz a viagem em menos de cinco horas - assim você chega prontinha para curtir o bairro francês da frenética Xangai.
* Outubro - Vá para Eslovênia
As grandes pérolas do Leste Europeu continuam sendo descobertas. Depois do boom da Croácia nos últimos anos e da recente descoberta da Polônia como nova meca turística, 2013 será o ano da Eslovênia. Em outubro, as hordas de turistas se vão e as temperaturas ficam mais amenas e acolhedoras. A aparência quase alpina do país ganhou ainda mais charme e praticidade após o advento do euro e, como é pequeno, o país é fácil de ser percorrido mesmo em períodos curtos ¿ ainda por cima continua barato! A capital, Liubliana, supercosmopolita, revela seu lado mais romântico nas belas pontes sobre o rio homônimo. As praias, banhadas pelo mar Adriático, ficam com um jeitinho mais deserto e outra bela opção de passeio é praticar balonismo sobre vilarejos como Kolpa e Dolinka. O enoturismo tem vez nas estradas cheias de vinhedos de Slovenske Gorice e já dá até para curtir o começo da temporada de esqui em Pohorje.
* Novembro - Vá para Nova Zelândia
Não à toa, a Nova Zelândia é considerada o berço dos esportes radicais - está ali, por exemplo, o primeiro bungee jump do mundo, em Queenstown. Mas a aventura no território não para por aí: trekkings nas geleiras de Franz Josef e Fox e no monte Cook também fazem parte do cardápio de viagem dos mais aventureiros. Para quem busca algo mais relax, as belas praias de Doubtless Bay e as nove trilhas cênicas que constituem as Great Walks são a pedida ¿ ainda mais no verão. Além da vibe cosmopolita da bela capital, Auckland, a cativante Christchurch, também conhecida como ¿cidade jardim¿ pela quantidade impressionante de parques, áreas verdes e flores, anda ganhando todos os holofotes. Após as destruições causadas pelos terremotos dos últimos anos, Christchurch agora desponta com um mix perfeito de boa gastronomia, música e consumo.
* Dezembro - Vá para Rio de Janeiro
Não que a gente precise de pretextos para escapar para o Rio, mas o que era já muito bom deve ficar ainda melhor. Com Copa do Mundo e Olimpíada no seu calendário, o Rio de Janeiro acaba de ser apontado pelo Best in Travel, dos guias Lonely Planet, como tendo a melhor relação custo/benefício em destinos para viagens de 2013. No fim do ano, parte das melhorias planejadas para o mundial e os jogos já deve estar concluída e a cidade ainda não terá sofrido toda a maxi-inflação prevista para 2014. E em dezembro dá para curtir suas praias e, quem sabe, ainda emendar o Ano-Novo. Não bastassem as belezas naturais, o charme boêmio da Lapa, o lado cool de Santa Teresa e a cultura dos botecos cariocas, o Rio agora também se consolida como novo polo gastronômico brasileiro: Claude Troisgros, Roberta Sudbrack, Joachim Koerper, Felipe Bronze e Roland Villard são apenas alguns dos muitos bons motivos para comer bem na cidade.
Espero que tenham gostado da matéria e que você possam conhecer cada lugarzinho desse que foram postados pois realmente são muito bonitos todos esses lugares.
Beijinho para todas e até a próxima.
=)
Nenhum comentário:
Postar um comentário